Adorno e os anos 20: os primeiros movimentos do seu pensamento

adorno            Tabela Ilustrativa dos Anos 20 de Theodor Adorno

( Cf. MÜLLER-DOOHM, 2003, pp. 926-28)

 

1920: Adorno “salta” um ano no Kaiser Wilhelms-Gymnasium.   1921: Obtém, com 17 anos, o “Reifezeugnis”, como   “melhor aluno do ano” e matricula-se na Universidade de Frankfurt. 1921: Tem aulas de composição com Bernhard Sekles  e aulas de piano com Eduard Jung.  Trava contato com Kracauer.
1921-24: Estuda Filosofia, Psicologia, Sociologia e Música em Frankfurt am Main, com Hans Cornelius    (Filosofia), Salomon-Delatour e Franz Oppenheimer ( Sociologia), entre outros… 1922: Conhece Horkheimer em um seminário da universidade. 1923: Conhece Benjamin e começa as correspondências com ele. Nesse mesmo período, conhece Gretel Karpus.

Publica, entre outras coisas, críticas musicais na “Zeitschrift für Musik”.

1924: Em april, na cidade de Amorbach, escreve a tese de do doutorado, que será entregue a Hans Cornelius em junho. O título é “ Die Transzendenz des Dinglichen und Noematischen in Husserls Phänomenologie”.

No começo do verão conhece Alban Berg, na estreia de “Drei Bruchstücke für Gesang und Orchester aus Wozzeck” em Frankfurt.

1925: Em março muda-se para Viena para ter aulas de composição com Berg e aulas de piano com Eduard Steuermann. Nesse período em Viena, ele conhece, entre outros,  Arnold Schönberg, Soma Morgenstern e Georg Lukács. 1925: Em Agosto, deixa Viena e vai de férias para Itália com Kracauer. Lá, eles se encontram com Benjamin e Alfred Sohn-Rethel. Da Itália, Adorno viaja de volta para a casa dos pais em Frankfurt.

Dedica-se, então, à composição e compõe, entre outras, “Zwei Stücke für Streichquartett”, Op.2, que estreará em dezembro de 1926, na cidade de Viena, e será executado pelo “Kolisch-Quartett”.

Na mesma época, redige críticas musicais e os “Musikalischen Aphorismen”.

 

1926: Em Frankfurt, realiza seus estudos filosóficos com Cornelius.

Começa a troca de correspondências com Berg. Mora ora em Berlim, ora em Viena.

Redige ensaios sobre Berg, Webern bem como sobre Música dodecafônica.

Em Agosto, tira férias de verão em Oberbayern. Em setembro, em Amorbach, com sua mãe e tia.

1927: Adorno trabalha no projeto de habilitação para livre docência. Ao mesmo tempo, ele publica regularmente inúmeras críticas musicais. No final de maio, Gretel Karplus o visita. Em setembro, eles fazem uma viagem juntos para Itália. Em novembro, ele entrega a Cornelius seu manuscrito de habilitação de livre docência, intitulado “Der Begriff des Unbewußten in der transzendentalen  Seelenlehre”. Foi aconselhado a não entregar esse trabalho. 1928: No começo do ano, viagem à cidade de Berlim. Lá, visita Gretel, de quem fica noivo. Esforça-se, em vão, para um disputado trabalho de crítico musical.

Em Berlim ainda, cruza-se com Ernst  Bloch e Bertolt Brecht. Adorno participa da redação do “Musikblätter des Anbruchs” de Frankfurt.

Na primavera, começa a troca de cartas com Ernst Krenek, que tem como tema principal a técnica dodecafônica.

1928: No meio do ano, elege Kierkegaard como tema de um novo escrito de habilitação para livre docência. Adorno deseja expor o conteúdo da teoria estética da filosofia de Kierkegaard.

Em Berlim, é apresentadas as “Sechs kurzen Orchesterstücken”, op.4, sob regência de Walter Herbert.

Adorno termina a “Liederzyklus”, op.1, a qual dedica a Alban Berg.

Em Setembro viaja com Gretel novamente para Itália e visita, entre outras cidades, a ilha de Capri.

1929: Conflito na colaboração de Adorno na “Musikblätter des Anbruchs”.

Estreia de “Liederzyklus”, op.1, em Berlim.

Adorno candidata-se, novamente, ao posto de crítico musical.

Paul Tillich, professor de filosofia há pouco tempo,   promete a ele a possibilidade de livre docência na Faculdade de Filosofia da  Universidade de Frankfurt.

 1930: A partir da primavera, Adorno trabalha intensivamente em sua segunda tese de livre docência.

No começo de Agosto, ele padece de um colapso nervoso. Para se recuperar, ele viaja para Dolomitas (norte da Itália) e para Engadina( Suíça).

Com Carl Dreyfus, Adorno redige um guia surrealístico                     (surrealistische Lesestück), que será publicado em 1931, no Frankfurter Zeitung.

Em outubro ele termina o manuscrito sobre Kiekergaard. Nesse período, conhece a atriz de teatro Marianne Hoppe.

 

 

 

 

CRONOGRAMA

 

 


BIBLIOGRAFIA

 

ADORNO, Theodor W.. Gesammelte Schriften in 20 Bänden. Herausgegeben von Rolf

Tiedemann unter Mitwirkung von Gretel Adorno. Frankfurt am Main: Suhrkamp 1970-

1986.

Band 1: Philosophische Frühschriften.

Escritos-Filosoficos-Tempranos, 1973, Akal-Editores.

Band 2: Kierkegaard. Konstruktion des Ästhetischen.

Kierkegaard. La construccion de lo estetico.

Band 16: Musikalische Schriften. 

Escritos-Musicales-I-III, AKAL.

Igor Baggio – A dialética da composição musical em Theodor W. Adorno Entrevista no youtube

Igor Baggio – A dialética da composição musical em Theodor W. Adorno.  Tese completa.  

 Carlos Pettazzi.   Adorno: Linee di Origine di sviluppo del pensiero.